11.11.02

Após um longo e tenebroso hiato, volto aqui pra iluminar o mundo, ao lado de minha dileta Dani Kowalsky, sobre as barbaridades masculinas no mundo da moda e do bom gosto.

Calças "santropeito"

A primeira vez em que ouvi esse termo foi no meu penúltimo emprego, há uns 3 anos, quando um novo rapaz, deveras bonito, apesar de tudo, entrou para cuidar de diversas áreas do site. Usando uma calça cuja cintura ficava no pescoço. O espanto não foi tão grande de início, já que era inverno e ele vinha com uma japona de náilon (assunto para post futuro, Dani!) que cobria a área em questão. Blah, diriam alguns. Coitado do menino, diriam outros. A verdade é que ele não fora instruído nos meandros de se vestir bem e atrair olhares femininos pelas razões certas. Se sua calça te faz parecer com o Salsi Fufu ou o Daniel Azulay, você precisa repensar o guarda roupa.

Como reconhecer a calça que cai bem

O primeiro e mais importante modo de conseguir se sair bem no mundo das calças jeans, sarja, social e cáqui é: NÃO DEIXE SUA MÃE COMPRAR SUAS ROUPAS! Ela é uma mulher? Sim, claro. Mas veja bem: ela é de outra geração. Ela tem outros gostos. As chances de sua mãe ser aquela mãe moderninha que usa biquínis menores que os da sua irmã são mínimas, você não concorda? Ela gostava de outro tipo de moda. Ela gostava de ternos brancos! Ela achava tudo de luxuoso quando seu pai aparecia para encontrá-la para a matinê usando uma camisa estampada em lilás e verde, jeans boca de sino de verdade (não esse embuste atual) e um penteado de fazer recém-nascido cair do carrinho. Pense bem. É realmente sábio deixar essa senhora escolher as roupas que vão fazer as moçoilas babarem por você?

A segunda coisa: meça a distância entre seu umbigo e a cintura da calça. É fácil. Nem precisa de fita métrica nem da ajuda dos universitários. Coloque a calça. Está acima do umbigo? REJEITADA! Está no umbigo? REJEITADA! Está pelo menos um dedo abaixo do umbigo? Você pode pensar em comprar, se o preço for bom. Não aceite imposições da moda, claro, mas faça-me o favor. Tem coisas que só o Dos & Donuts faz por você.

Só para terminar esse pequeno alerta à comunidade masculina que pensa que não tem chances com as mulheres, ofereço um aviso de grande importância. Homem bem vestido é uma coisa que dá gosto. Não precisa de marca. Você encontra roupas ótimas em lojas de usados (brechós, que macho odeio porque acha que é coisa de biba), Pernambucanas e lojinhas do seu shopping local. O que importa é ter noção. Infelizmente, esse sentido parece ser de uso exclusivo das mulheres. Não precisa ser lindo e gostoso como o Russel Crowe ou coisa que o valha. O que conta é ter estilo. E saber o que a mulherada deve apreciar em você. Esconda o pior, mostre o melhor. Toda mulher faz isso, porque vocês não podem fazer o mesmo?

Em tempo: O termo vem de uma brincadeira com o modelo de calça "Saint Tropez", que é o exato oposto da famigerada: uma calça com cintura baixa. O nome vem da cidade que fica na França, acho. É no Mediterrâneo. Lá é quente pra caramba. Viu, Laura também é cultura!