Caminhando na praia, a gente tem a chance de ver todos os biotipos possíveis (costumo dizer que o meu consolo de ir à praia, coisa que não sou muito fã, é poder ver gente mais branca e mais feia que eu), baixinhos, altos, magros, gordos, clones do Tony Ramos (tópico a ser discutido no futuro) e por aí vai...
Mas a coisa que eu mais estranho é ver tatuagens em corpos os quais elas não deveriam pertencer. E eu já vi cada coisa que olhei uma segunda vez p/olhar e me arrepender...
Em primeiro lugar, as pessoas têm que ter a consciência de que tatuagem é algo permanente, para a vida inteira e que durante a sua vida, você vai engordar, emagrecer e principalmente, envelhecer!! Então pense antes de tatuar aquele escorpião gigantesco no seu peitoral (aliás, um lugar horrível para se botar uma tatuagem), principalmente se o seu peitoral não está em dia com a academia (o mesmo vale para as meninas, quem viu America's Next Top Model, deve ter ouvido o conselho de uma das juízas de que tatuagens na região do peito são horríveis).
Ok, você se conscientizou, não tá nem aí pro fato que a sua pele algum dia vai ficar flácida e não há nada nem ninguém que vá demover a sua idéia de ter uma "tattoo", vamos discutir qual desenho escolher. Particularmente (ahh, sim, antes que eu esqueça, não tenho tatuagem nenhuma), não tem coisa que eu ache mais ridícula ver um cara com as seguintes tatuagens:
- um sol com um passarinho;
- o tal do "arame farpado" ao redor do braço;
- desenhos gigantescos e que parecem o mostruário de tintas do tatuador sem sentido nenhum (coisas que incluam cobras e lagartos, por exemplo);
- figurinhas macabras
Tudo bem, a pele continua sendo sua, então pense bem o que você vai colocar. Pode até ser aqueles ideogramas com um desenhozinho que signifique "paz", "amor", "destino", "Que o sol de cada manhã surja nos rios atrás das colinas irradiando a luz da felicidade do Buda agachado frente ao poderoso tigre" ou algo que o valha, ou para aqueles pais mais orgulhosos, a foto do seu pimpolho com um ou dois aninhos antes que ele vire aquele aborrescente que só vai encher o saco e a única lembrança de que um dia ele foi fofinho vai estar estampada na carne, basta ser um desenho que faça parte da sua filosofia de vida e não seja apenas um modismo passageiro.
Último e definitivo passo: ONDE fazer a tal tatuagem? Como já falei, o peitoral é algo fora de cogitação se você não está com o mesmo em dia com o banco supino (e até mesmo quem está). Uma das maiores possibilidades é na parte superior do braço (bíceps e tríceps), mas tome cuidado com o tamanho da mesma se você trabalha num lugar mais conservador e de mangas curtas (caso você seja descolado o suficiente para trabalhar num lugar tão descolado quanto você, manda ver na tribal!!). E lembre-se do mercado de trabalho, alguns entrevistadores ainda fazem um "frown upon" em relação a grandes tatuagens em lugares muito expostos.
Se depois disso tudo você ainda está convencido em fazer uma tatuagem, duas últimas recomendações, verifique seu grau de tolerância à dor (por exemplo, se belisque na parte de dentro do braço várias vezes, se você parar logo, provavelmente você não vai aguentar muito) e faça uma tatuagem de henna antes para se ter uma idéia e ver se você se acostuma com o fato.
Acho que isso serve de exemplo...